Histórias como contos de fadas e fábulas, permitem as crianças relacionarem problemas e anseios do seu cotidiano, lidam com a frustração e trabalham de forma criativa, com a elaboração de hipóteses e soluções para desafios do cotidiano, fornecendo assim, um leque de oportunidades que favorecem o desenvolvimento da criança, além de auxiliar na expressão do pensamento e dos sentimentos.
Atualmente, temos a televisão como principal contadora de histórias, no entanto, é preciso refletir sobre este instrumento, pois é tão rico em imagens e suas histórias são tão explicadinhas que ela não deixa margem para a imaginação e a criatividade.
A hora do conto, pode ser feita com ou sem o uso de recursos, o ideal é que recursos sejam empregados em alguns momentos, mas que semanalmente, seja feita um momento de leitura, onde as crianças possam manusear e, principalmente, ver o educador manuseando seu livro.
O importante é criar um ambiente propício a contação de histórias. Almofadas pelo chão, luz apagada, crianças confortáveis... o narrador tem papel fundamental, é importante que tenha boa dicção e preste atenção no rítmo e volume da sua voz, bem como nas interpretações que faz.
FANTOCHES
Com meia velha e luva
LIVRO DE HISTÓRIAS
A história e colada nas páginas
CARTAZ DE HISTÓRIA
0 comentários:
Postar um comentário